Novidades

Dom Sebastião Armando Gameleira Soares

Maria Madalena Fonseca Soares

Relatório de Atividades – Ano 2016

Em Dezembro de 2013, tornei-me bispo emérito. Madalena já era funcionária pública aposentada há alguns anos. Sem dúvida a expressão “emérito” é bem mais elegante e mais bonita do que “aposentado”, que sugere estar de pijama entre a sala de visitas, a janela de casa e os “aposentos”. Pessoas amigas se mostram, frequentemente, preocupadas comigo e com Madalena, com nossa possível “ociosidade” (pois ociosidade gera doenças!). A própria mudança para o interior poderia soar como “retirada” da vida ativa. .Muitas delas parecem amorosamente curiosas por saber o que estamos a fazer, se estamos ocupados, se ainda temos a alegria de ser úteis. Algumas são mais explícitas para manifestar suas preocupações, outras são mais discretas ou até acanhadas…Quando perguntam sobre o que andamos a fazer, fico feliz, pois é uma maneira de dizer que nos amam e se interessam por nós.  Daí, veio-nos a ideia de elaborar um breve relatório de nossas principais atividades no ano passado de 2016, uma maneira de corresponder à atitude de amizade dessas pessoas queridas e de tantas outras que, mesmo quando não falam, sabemos que nos amam de verdade.

1. Como sabem, desde o começo de 2014, Madalena e eu fixamos residência em Caruaru-PE, cidade distante do Recife pouco mais de cento e trinta quilômetros, e de porte médio, com cerca de trezentos e cinquenta mil habitantes. Estamos no Alto do Moura, terra do Mestre Vitalino e do conhecido artesanato do barro por ele sempre inspirado. Aqui vivem nossa filha maior e nosso filho caçula, com suas famílias. Duas filhas permanecem no Recife. Assim a família fica repartida igualmente, e as três netas e os três netos, podemos vê-los(as), aqui e no Recife, com certa frequência.
  2. Ao deixar a função de bispo diocesano, redefini meu ministério na fronteira ecumênica e, particularmente, no serviço a pessoas que podem despertar para a dimensão sociopolítica da fé: pessoas e grupos da Igreja Católica Romana, particularmente no Alto do Moura; da Igreja Batista de Coqueiral, Recife; da Igreja Betesda em Caruaru; do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI);
  3. Nossa atividade primeira é o “Projeto Crer & Ser”, coordenado por Madalena, que é Assistente Social, destinado a crianças e adolescentes e a suas famílias, que funciona na área onde moramos, na “Casa Ecumênica”, posta à disposição por nós, e em parceria com a Igreja Católica local, a Igreja Batista de Coqueiral, a Igreja Betesda de Caruaru, a Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, o Centro de Educação Popular Assunção (CEPA), fundado pelas Irmãzinhas da Assunção, em Caruaru; casas comerciais da localidade, pessoas amigas e familiares que contribuem financeiramente, além R de outras pessoas do local que se dispõem a colaborar com serviço voluntário (professores, instrutores, secretaria, merenda, limpeza, etc;
  4. Durante todo o ano, uma vez por mês, manhã de estudo com lideranças de escolas bíblicas do Agreste-PE, além de assessoria ao Curso de Bíblia por Correspondência, do CEBI;
  5. Comunidades Eclesiais de Base: membro da equipe de assessoria da Escola Bíblica Regional de CEBs, com lideranças representativas das diversas dioceses do Regional Nordeste II, da CNBB (do Rio Grande do Norte a Alagoas), com quatro encontros por ano;
  6. Assessoria ao Curso de Verão do CESEEP, São Paulo, sobre o tema “Profetas e Profetisas e Direitos Humanos”, de 12 a 14 de Janeiro;
  7. Participação na equipe de assessoria da Escola de Teologia, para agentes de pastoral, da Prelazia de São Félix do Araguaia, Mato Grosso, de 16 a 31 de Janeiro e de 14 a 31 de Julho, incluindo participação na famosa e linda Romaria de Mártires da Caminhada, impactante testemunho daquela Igreja, com participação de pessoas e grupos de grande parte dos estados do Brasil e de países do Continente, da África e da Europa;
  8. Dia de assessoria a irmãos e irmãs da Conferência de Religiosos e Religiosas do Brasil, Regional Nordeste II, sobre o tema “Diálogo Interreligioso e Meio-Ambiente”
  9. Participação no Concílio (Assembleia Diocesana) da Diocese Anglicana da Amazônia para assessoria ao estudo bíblico com o tema “Passemos à outra margem”, e pregação na liturgia eucarística de encerramento, de 18 a 20 de Março; antes tinha estado na Diocese Anglicana de Brasília, para dia de estudo e reflexão sobre “Espiritualidade Anglicana” e para pregar na Catedral na celebração eucarística dominical;
  10. Lançamento em Maceió do livro “A Espiritualidade de Jesus”, Edições Paulinas, em coautoria com meu ex-aluno João Luiz Correia Júnior, hoje professor na Universidade Católica de Pernambuco, com conferência pública para clero e pessoas leigas, sobre o tema “Igreja Anglicana e Igreja Católica Romana em tempos de Misericórdia”, com a presença e a contribuição do Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz, amigo e ex-aluno, que fez questão de hospedar a Madalena e a mim em sua própria residência, no último fim de semana de Março;
  11. Encontro Nacional do “Movimento Fé e Política”, de 22 a 24 de Abril, em Campina Grande, com participação e pregação em liturgia de abertura e de encerramento, e oficina sobre o tema “Perspectivas Bíblicas do Bem-Viver”;
  12. Assessoria à Escola de Fé e Política, promovida pela Igreja Batista de Coqueiral, módulo de estudos bíblicos, realizada em Caruaru-PE, com presença de pessoas de diversas igrejas evangélicas da região Nordeste, de 13 a 15 de Maio;
  13. Assessoria à Escola de Fé e Política, realizada em Natal, módulo de estudos bíblicos, de 27 a 29 de Maio, com participação de pessoas de igrejas pentecostais;
  14. Participação em encontro regional de assessores e assessoras de Escolas de Fé e Política, realizado em Garanhuns-PE, de 17 a 19 de Junho;
  15. Participação como pregador do retiro espiritual do bispo e do clero da Diocese de Floresta-PE (Católica Romana), realizado em Arcoverde-PE., de 08 a 11 de Agosto;
  16. Apresentação do tema “Missão na Igreja de Hoje”, no Capítulo Provincial da Ordem Franciscana, Nordeste, realizado em Campina Grande, de 29 a 30 de Agosto;
  17. Participação no retiro dos irmãos da Ordem Beneditina (oblatos) Anglicana, para meditação sobre “Ordem e Futuro do Anglicanismo no Brasil”, Recife, 08 de Outubro;
  18. Participação no Encontro Ecumênico de Bispos, promovido pelo CESEEP, em São Paulo, com a presença de bispos católicos romanos de México, Argentina, Chile, Brasil e de dois bispos anglicanos brasileiros, incluindo a Assembleia anual do CESEEP, de 17 a 23 de Outubro;
  19. Participação em dia de estudo promovido por Diaconia e parceiros ecumênicos do Movimento Popular, em Fortaleza-CE., para reflexão coletiva, com painel sobre a “Situação Política Brasileira e Ação Cristã na Política Popular”, dia 29 de Outubro;
  20. Pregação na Igreja Betesda, na abertura do Mês de Aniversário de vinte anos de presença da Igreja em Caruaru, sobre o tema “Fé, Liberdade e Coragem”, domingo, dia 06 de Novembro;
  21. De 20 a 29 de Novembro, visita à Dioceses Anglicana de Pelotas, a convite do Movimento Cursilho de Cristandade, por ocasião de quinze anos de instalação do Movimento, em 2001, em meu segundo ano de estada na Diocese. Madalena e eu matamos saudades e tivemos a alegria de ver a continuidade do que iniciamos junto com o povo da Diocese, ela como coordenadora da Ação Social e eu como bispo diocesano
  22. ATIVIDADES ORDINÁRIAS no Alto do Moura, onde moramos, além das atividades quase diárias no “Projeto Crer & Ser”:

– participação mensal nas reuniões da Equipe da Área Pastoral;

– reunião quinzenal de formação de lideranças

– encontro mensal de estudos na Escola Bíblica de lideranças

– participação junto com o povo nas celebrações dominicais

– participação em assembleias e reuniões da Associação de Moradores(as) e   Artesãos (as)

– participação em eventos comemorativos e em encontros para discussão de problemas que atingem a comunidade.

About Sebastião Armando (170 Articles)
Nascido em São Miguel dos Campos, Alagoas, de família cristã, terceiro de cinco filhos, Dom Sebastião Armando Gameleira Soares fez seus estudos secundários no Seminário Metropolitano de Maceió e estudos de Filosofia no Seminário de Olinda, Pernambuco. Obteve o bacharelado e o mestrado em Teologia na Universidade Gregoriana, de Roma, com dissertação sobre Santo Anselmo, Arcebispo de Cantuária. Obteve também o mestrado em Ciências Bíblicas, no Instituto Bíblico, de Roma, com dissertações sobre o Livro dos Salmos e o Livro de Isaías, e o mestrado em Filosofia na Universidade Lateranense, de Roma, com dissertação sobre a obra do filósofo brasileiro Henrique de Lima Vaz. Ainda em Roma, fez Especialização em Sociologia, na Universidade dos Estudos Sociais, com trabalho sobre a obra de Gilber to Freyre. É também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda.No Nordeste, por vários anos, foi professor do Instituto de Teologia do Recife-ITER, do qual foi também Diretor de Estudos. Foi assessor membro da equipe do Departamento de Pesquisa e Assessoria-DEPA para formação teológica. Foi assessor da CNBB e da CRB do Nordeste II. É membro do Centro de Estudos Bíblicos-CEBI, do qual foi diretor nacional e coordenador do Programa de Formação. Foi ordenado presbítero na Comunhão Anglicana em 1997, já sendo professor e reitor do Seminário Anglicano no Recife. Em 1998 participou da Conferência de Lambeth, encontro mundial do episcopado anglicano, em Cantuária, na Inglaterra, como membro da equipe de assessoria no tema "Evangelização", convidado pelo Arcebispo de Cantuária, por indicação dos Bispos do Brasil. Foi eleito bispo no ano 2000 para a Diocese Anglicana de Pelotas-RS, e em 2006 eleito para a Diocese Anglicana do Recife (Região Nordeste). Em 2008, voltou a participar da Conferência de Lambeth, dessa vez já como bispo. Tornou-se emérito em dezembro de 2013. É casado há 42 anos com Maria Madalena, também alagoana. assistente social, com quem tem três filhas e um filho. Hoje se dedica particularmente ao Ministério da Palavra (estudos bíblicos e teológicos, em especial Leitura Popular da Bíblia, Anglicanismo, Escolas de Fé e Política, e Espiritualidade) em fronteira ecumênica, e junto com Madalena coordena um projeto social ("Casa Ecumênica - Crer & Ser") com crianças e suas famílias, no Alto do Moura, em Caruaru-Pernambuco, Brasil.

1 Comment on Relatório de Atividades – Ano 2016

1. Joseane Paula // 03/02/2017 em 4:33 pm // Responder

Nossa! E eu que achava que vocês estavam com mais tempo para tomar banho em Porto de Galinha.Parabéns, vocês são nota 1000, sempre os admirei!